domingo, 9 de setembro de 2012

Ensaio sobre a cegueira: o primeiro pensamento


9 comentários:

  1. "O instinto serve melhor os animais do que a razão ao homem..." genial! (3º B)

    ResponderExcluir
  2. o sotaque dificulta o entendimento mas da pra entender um pouco. Muito boa essa ideia de que o homem ja é cego, pois, agimos de maneira que não sabemos o que fazemos, e nem pensamos se isso é certo ou errado, Não usamos a razao. Guilherme Moreno 3ºA

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Interessante a forma que ele encontrou para mostrar como os seres humanos não sabem utilizar a razão.(Alexandre 3A)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O fato do Saramago parar para pensar em coisas generalizadas em relação ao ser humano de como seria a relação entre as pessoas sendo cegas, como todos fariam para sobreviver se todos não tivessem enxergassem. A comparação das atitudes do ser humano com as de um animal. (Larissa 3ºA)

    ResponderExcluir
  7. José Saramago acertou ao escrever esse livro, além da técnica que utilizou, propôs algo que já está aos olhos das pessoas, porém não é visto a fundo. Todos veêm, mas poucos reparam.. ( Ayessa 3ºA)

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Saramago, ao escrever este livro, faz uma crítica às pessoas, de que elas são cegas, não querem enxergar o que está acontecendo ao seu redor, põem uma venda em seus olhos para não perceberem se as coisas estão certas ou erradas, não param para observar com a razão. ( Luana 3ºA)

    ResponderExcluir